segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Como defini o tema para o TCC

    Conseguir definir um tema para o TCC não é uma tarefa fácil. As vezes falta inspiração, tempo para pesquisa, desânimo, dúvidas e vários outros motivos. Desde o primeiro período do curso os alunos já eram incentivados a pesquisarem temas, não deixando tudo para última hora e assim passar por momentos de estresse.

    Meu problema era falta de inspiração. A única certeza que tinha era que queria um tema que fascinasse a todos e me desse ideias mirabolantes. Pesquisava, tinha ideias, mas sempre ficava indecisa quanto ao tema pois não conseguia ter toda aquela inspiração que eu idealizava. Mas um certo dia ela baixou e da maneira que eu menos esperava.

    Quem me conhece sabe que sou fã de certos seriados e que não perco um episódio. Um deles é Once Upon a Time, um série que envolve contos de fadas. Era uma bela madrugada de julho, eu estava assistindo ele e me deparei com uma fada com um figurino que lembrava uma água-viva. A forma da saia, suas franjas, a cor e a suavidade do personagem só me fazia pensar no animal. Daquilo já brotou várias ideias na mesma hora e então eu percebi que era essa inspiração que eu almejava e que ainda não havia alcançado.




    Só que não parou por aí. Eu também sou fã de documentários sobre história antiga e animais, e lembrei de um documentário que sempre assistia sobre animais do fundo do mar que possuiam iluminação própria. Pesquisei e encontrei espécies de águas-vivas que também são bioluminescentes.

   Sempre que pesquiso sobre elas eu vou me apaixonando cada vez mais pela delicadeza do movimento, pela beleza das cores e pelo grau de perigo que seu veneno pode possuir. Já reuni dezenas de imagens, vídeos e textos que falam sobre estes animais fascinantes. Falta escolher qual caminho trilhar: sua delicadeza e fluidez, seu encantamento e poder mortífero ou sua bioluminescência. Tenho certeza que nos próximos dias definirei qual o melhor caminho a seguir.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
Twitter Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hosted Desktops