segunda-feira, 22 de abril de 2013

Do rabisco a roupa - Coleção conceitual Wonderland

    A coleção conceitual Wonderland foi inicialmente desenvolvida para ser meu Trabalho de Conclusão de Curso da instituição que estudei, a FUNETEC-PB. Ela foi inspirada na história "Alice no País das Maravilhas", e durante o processo de pesquisa pude ter como referência os filmes: Alice in Wonderland (1951 e 2010), Alice e o Novo País das Maravilhas (2012); e também o livro que permite diversas interpretações diferentes, Alice's Adventures in Wonderland, de Lewis Caroll.

    Como já comentei antes, quando assisti o filme de 1951 fui tendo várias ideias e colocando imediatamente no papel em forma de um rabisco e anotações. Logo após, assisti os outros filmes e fui extraindo semelhanças e formas que me chamavam atenção. Depois procurei imagens dos 2 filmes "Alice in Wonderland" na internet e fui salvando sem pensar inicialmente na forma, queria apenas lembranças do filme. Foram inúmeras imagens, daí selecionei o que poderia ser interessante para misturar aos desenhos criados assim que assisti o primeiro filme.


    Em seguida fiz o processo criativo através da decupagem, que aprendi nas aulas do professor que tanto admiro, Leo Mendonça. É algo simples, mas que precisa ter um olhar atento para detalhes. Primeiramente foi preciso copiar a forma de um manequim para uma folha de papel vegetal (também pode ser o manteiga). Em seguida coloquei o papel sobre a imagem(impressa num tamanho pequeno) e copiei todo o desenho do personagem ou objeto que realmente me interessava, depois extrai apenas as linhas que me interessavam para a criação, e logo depois fiz o desenho plano da roupa.





    Após a decupagem, fiz croqui final. Depois dessa parte feita, foi hora de correr para a modelagem. Desenvolvi a modelagem, o corte e costura na Escola Da Vince, onde estudo a parte de montagem da roupa. A professora Joh Rodrigues já me acolheu desde o primeiro dia de aula e me ajudou em tudo que precisei, desde a compra de tecido e aviamentos até a modelagem, costura, psicologicamente e tudo mais. Tive vários problemas nessa época e quase desisti de desenvolver a coleção, mas graças ao apoio que recebi dela eu segui em frente e consegui finalizar.

    As roupas deram muuuuuito trabalho para serem costuradas. Tudo com costura embutida, costura a mão, tive que descosturar algumas vezes para conseguir ter o resultado esperado, mas tudo deu certo no final. Foram manhãs, tardes e noites dedicadas para que tudo desse certo.












    Após as roupas prontas e com pouquíssimo tempo tive que pensar no editorial de moda da coleção. A única coisa que eu tinha em mente é que queria que acontecesse numa mata. Houveram imprevistos, mais uma vez, mas deu tudo certo. As fotos foram clicadas por Jefferson Batista (que sempre me ajuda em tudo que é possível), a maquiagem e o cabelo ficaram por conta da já conhecida no meio da Moda local, Mariana Mendonça, mais conhecida como Mariana MakeHair. A produção de moda ficou por conta de Maressa Carvalho, uma pessoa que foi essencial para me ajudar durante o processo do TCC. As fotos aconteceram na mata do Rio Jaguaribe e do Farol do Cabo Branco. As fotos vocês poderão conferir no próximo post dedicado a coleção.

1 comentários:

Anônimo disse...

uhuuuuuuuuuuuuu vanessao arrasa!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
Twitter Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hosted Desktops